quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vaticano prepara próximo Encontro Mundial das Famílias Milão 2012

ROMA, 01 Dez. 11 / 01:26 pm (ACI)

O Pontifício Conselho para a Família concluiu hoje, 1, sua assembléia plenária convocada para trabalhar nos preparativos do próximo Encontro Mundial das Famílias Milão 2012 que será celebrado entre os dias 30 de maio a 3 de junho sob o lema "A família: O trabalho e a festa".

O encontro iniciou com a Eucaristia presidida pelo substituto do Secretário de estado Vaticano, Dom Giovanni Angelo Becciu, no altar do Beato João Paulo II, a quem encomendaram os frutos da plenária.

Posteriormente, o presidente do dicastério, Cardeal Ennio Antonelli, ofereceu um discurso recordando o caminho esboçado pelo Beato e seu especial chamado à família: "torna-te naquilo que és!"

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano ontem, 30 de novembro, o Cardeal Antonelli, explicou que "a família que a Igreja propõe é a união estável de um homem e de uma mulher abertos à nova vida, abertos aos filhos", e defendeu que este tipo de família "é aquele que no fundo está presente, não só no cristianismo, mas em todas as culturas".

matrimônio cristão "é belo, é possível e realizável", afirmou.

A autoridade vaticana recordou que o homem e a mulher precisam viver em consonância, pois "a solidão é o maior mal e fonte de maus", e indicou que precisam ser a vocação da família humana "viver o amor-dom, viver o amor-comunhão, e portanto converter-se em uma imagem de Deus sobre a Terra, uma revelação de Deus na Terra".

Expressou que embora, o matrimônio suponha diversos esforços, "nada de belo é obtido sem sacrifícios", e ressaltou que sob a guia da Igreja, o matrimônio cristão "é um matrimônio formoso, e é uma vida bela que dá alegria".

O Encontro Mundial das Famílias é fundamental para sustentar a Igreja e traz diversas contribuições ao núcleo familiar como é o intercâmbio de experiências, a criação de novas redes de amizade, espiritualidade, ajuda recíproca, convivência e alegria.

Finalmente, o Cardeal Antonelli recalcou que o campo social deve ser articulado como "uma família de famílias", e convidou a todos a unirem-se às diversas associações que defendem os direitos do núcleo familiar na sociedade civil, cada vez mais ameaçada pela secularização.

Para mais informações sobre o encontro em Milão:http://www.family2012.com/index.php?l=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário