segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CUBA: SANTÍSSIMO SACRAMENTO E ROUBADO DE CATEDRAL


Ato de Desagravo los Bayamo Pelo sacrilégio
MIAMI, segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 ( ZENIT.org ) - Sete dias depois da profanação da catedral de Bayamo, Cuba los, o bispo Dom Álvaro Beyra Luarca presidiu uma missa de Desagravo, convidando os Fiéis a terem um crescerem Amor pela Eucaristia.
Em Cuba são comuns os Roubos nas Igrejas Católicas. Autoridades investigam o Caso.
O Desagravo Aconteceu sexta-feira, 9, na mesma catedral palco da profanação, situada no centro histórico da capital de da Província de Granma, Região Sudeste da ilha.
A profanação ocorreu na madrugada de 1 º de dezembro. Os assaltantes entraram na catedral do Santíssimo Salvador de Bayamo, forçaram o sacrário e levaram uma píxide Contendo o Santíssimo Sacramento. Foram Forcadas ainda como Caixas de Donativos dos Fiéis, igualmente Roubados, assim Como um vaso de porcelana do Século XIX e Outros Objetos litúrgicos da capela de Nossa Senhora das Dores, anexa à catedral.
Fontes da diocese INFORMAM Que o ato de Desagravo começou fóruns do Templo, em escuridão total. O bispo Dom Beyra implorou o Perdão enquanto os Fiéis entravam na catedral los Procissão, cantando como ladainhas dos santos. O bispo abençoou com Água Benta os Fiéis, o altar, como paredes e como Capelas do Santíssimo e de Nossa Senhora das Dores. Em suas Palavras, lamentou o Que qualificou de ofensa a Deus, Que afasta da sua Presença e rompe Amizade de Deus . Também convidou os Fiéis uma crescerem no Amor Pela Eucaristia.
Depois da homilia, a catedral foi iluminada e adornada com flores e círios acesos. O Santíssimo foi levado da missa em Procissão até o sacrário.
A diocese de Bayamo-Manzanillo foi Criada Por João Paulo II, em 9 de dezembro de 1996, Sendo Seu Primeiro bispo o arcebispo Atual de Santiago de Cuba, Dom Dionisio García Ibáñez.
A Igreja Paroquial é a Maior da nova diocese, um Templo histórico, depois foi elevada catedral  iniciando a  Restauração  juntamente com uma da capela de Nossa Senhora das Dores, Que fica ao Lado.
Embaixadores Construções foram testemunhas de Fatos relevantes da História de Cuba: em 1868, FOI ali interpretada uma marcha Que si tornaria o Hino Nacional Cubano, Iniciado com Palavras como "Ao combater as correi, bayameses". Em 1869, no Átrio do Edifício, FOI abençoada uma bandeira dos Insurgentes Cubanos soluço o commando do general Carlos Manuel de Céspedes, nd Chamada Guerra dos Dez Anos, Que pretendia Que Cuba si tornasse Independente da Espanha. Este Evento ficou perpetuado n'uma pintura um Óleo de 8,5 metros de largura 4,5 metros de Por Altura, do artista dominicano Desangles Julio, não da escola Estilo de Sorolla, sem arco Sobre o altar da nave principais. E uma Única pintura de Tema Patriótico n'uma Igreja Católica cubana.
Araceli Cantero Guibert

Nenhum comentário:

Postar um comentário