terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bioética/Vaticano: Congresso sobre células estaminais pede rejeição da destruição de embriões humanos Iniciativa junta 350 especialistas internacionais em diversas áreas, da ciência à religião


Cidade do Vaticano, 08 nov 2011 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje, em conferência de imprensa, o congresso internacional ‘Células estaminais adultas: Ciência e o futuro do homem e da cultura’, que vai juntar 350 especialistas em diversas áreas, da ciência à religião.
A iniciativa, que vai decorrer entre quarta e sexta-feira, é organizada pelo departamento ‘Ciência e Fé’ do Conselho Pontifício da Cultura (CPC) na sala Paulo VI, Vaticano, com a intenção de “potenciar a investigação e dar a conhecer ao grande público as terapias que utilizam as células estaminais adultas, que não implicam a destruição de embriões humanos.
O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do CPC, referiu que “o tema da medicina regenerativa e do uso das células estaminais adultas é complexo e delicado, colocado no espaço privilegiado e incandescente do diálogo entre ciência e cultura”.
O responsável pelo departamento ‘Ciência e Fé’ do CPC, Tomasz Trafny, diz que a Santa Sé quer “apresentar algumas perguntas importantes e, por vezes provocantes”.
Entre estas, por exemplo, este responsável quer questionar se “o juramento de Hipócrates deveria alargar-se a todas as ciências da vida, já que hoje em dia a capacidade de intervir em todas as fases da vida do homem está nas mãos não só dos médicos, mas também dos cientistas, no laboratório".
Robin Smith, da organização norte-americana ‘NeoStem’, afirmou no Vaticano que as terapias que utilizam células estaminais adultas “permitem avançar no conhecimento científico e, ao mesmo tempo, proteger cada estádio da existência" humano.
A especialista disse que estas terapias são uma “esperança” para a melhoria ou cura de centenas de milhões de pessoas com cancro, diabetes ou doenças autoimunes.
O objetivo do congresso é estudar o impacto cultural da investigação com células estaminais adultas e da medicina regenerativa, a médio e longo prazo.
Em outubro, o Tribunal Europeu de Justiça proibiu sejam patenteados processos que envolvam a destruição de células estaminais de embriões humanos, em caso de investigações científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário