quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Benetton retira polêmica publicidade ofensiva ao Papa após protesta do Vaticano

Vaticano, 17 Nov. 11 / 12:23 pm (ACI/EWTN Noticias)

Logo depois da enérgica protesta do Vaticano, a firma italiana Benetton anunciou a retirada de uma montagem fotográfica em Roma que mostra o Papa Bento XVI trocando um beijo com uma com o ímã da mesquita de El-Azhar no Cairo.

Depois das críticas recebidas, Benetton assinalou em um comunicado dado a conhecer por um porta-voz que "o objetivo da campanha (Unhate) é combater a cultura do ódio em todas suas formas".

A Santa Sé estuda a possibilidade de acionar a justiça contra a companhia italiana que colocou a montagem do Santo Padre com o líder egípcio na Ponte Sant’Angelo de Roma.

A campanha publicitária inclui outros beijos igualmente falsos entre Barack Obama e Hugo Chávez, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, entre outros.

Conforme assinala a Rádio Vaticano, o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi assinalou que "é necessário expressar uma decidida protesta pelo uso inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada no marco de uma campanha publicitária".

O sacerdote jesuíta disse ademais que a montagem "é uma grave falta de respeito ao Papa, uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, uma demonstração evidente de como no âmbito da publicidade é possível violar as regras elementares do respeito às pessoas para atrair a atenção delas por meio da provocação".

O porta-voz do Vaticano disse ademais que a Secretaria de Estado está avaliando os passos a serem dados diante das autoridades competentes para garantir uma justa tutela do respeito à figura do Santo Padre.


Vaticano toma medidas legais pela ofensa da Benetton ao Papa
Vaticano, 17 Nov. 11 / 12:38 pm (ACI)

A Secretaria de Estado do Vaticano informou hoje que ordenou os seus advogados a realizarem as ações legais correspondentes contra a Benetton pelo montagem de fotos ofensiva na qual se apresenta o Papa Bento XVI beijando um imã muçulmano.

Ontem Benetton lançou e retirou uma publicidade com uma montagem fotográfica que mostra o Santo Padre beijando o ímã da mesquita Al-Azhar no Cairo (Egito), Ahmed Mohamed El-Tayeb. A imagem foi pendurada na Ponte de Sant'Angelo, em Roma, a poucos metros do Vaticano.

O pôster faz parte da campanha da Benetton titulada "Unhate: contra o ódio" e mostra outros líderes mundiais beijando-se como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o presidente chinês Hu Jintao; o presidente da França Nicolas Sarkozy com a chanceler alemã Angela Merkel; entre outros.

No comunicado de hoje da Santa Sé se destaca que "a Secretaria de Estado encarregou os seus advogados de empreender, na Itália e em outros países, as ações oportunas para impedir a circulação, também através dos meios de comunicação massivos, da montagem realizada no âmbito da campanha publicitária de Benetton".

Na montagem fotográfica, indica o texto, "aparece a imagem do Santo Padre de um modo, tipicamente comercial, considerado lesivo não só para a dignidade do Papa e da Igreja Católica, mas também para a sensibilidade dos fiéis".

O dia de ontem o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, expressou a protesta do Vaticano pelo "uso absolutamente inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada" e adiantou a possibilidade das ações legais que agora ordenou realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário