quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SANTOS : SERVOS DE DEUS E NÃO DEUSES !


´´ A comunhão com os santos. "Veneramos a memória dos habitantes do céu não somente a título de exemplo; fazemo-lo ainda mais para corroborar a união de toda a Igreja no Espírito, pelo exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão entre os cristãos da terra nos aproxima de Cristo, da mesma forma o consórcio com os santos nos une a Cristo, do qual como de sua fonte e cabeça, promana toda a graça e a vida do próprio Povo de Deus".
   Nós adoramos Cristo qual Filho de Deus. Quanto aos mártires, os amamos como discípulos e imitadores do Senhor e, o que é justo, por causa de sua incomparável devoção por seu Rei e Mestre. Possamos também nós ser companheiros e condiscípulos seus.`` (Catecismo da Igreja Católica § 957)
Caros irmãos e irmãs em Cristo; é interessante notar o que o Catecismo da Igreja nos mostra sobre a Comunhão dos Santos, que os mártires e os demais habitantes do Céu são tão parte da Igreja como a gente.Nisto consiste a comunhão fraterna.A Igreja no final das contas são todos os fieis à Cristo, seja na Terra ou no Paraiso, que chamamos a Igreja que está no Paraiso de Igreja Triunfante.
Pois bem ! Sabendo da história de vida de cada santo e santa, vamos ver exemplos de bons fieis , e que foram apresentados pela Igreja não para ocupar o lugar devido somente à Deus, mas foram apresentados pela Igreja ao mundo como exemplos de fé e devoção à Jesus Cristo.
   Santos não são deuses ! São pessoas que viveram a fé cristã na mais plena harmonia possivel , e não passaram por despercebidos dos olhares de seus contemporâneos e dos que vivem hoje após talves vários seculos depois da morte deles.Chamaram a atenção de gerações por seus testemunhos de fé e pelos seus ensinamentos e exemplo de serenidade.

    Claro que existe o Catolicismo Popular que distorceu a beleza da veneração aos santos e dá à entender para quem não é católico, de que Cristo está sendo trocado por algum santo.O objetivo não é esse.Pela veneração à memória dos santos devemos ver o convite que Cristo faz à cada um de nós : ´´Sejam santos como o Pai é santo !``
Os santos durante sua vida lutaram para aproximar as pessoas de Cristo.Isto continua até hoje.Eu acredito que por exemplo, São Francisco de Assis ficaria muito triste se olhasse um exemplo de seu devoto que não é católico praticante e tampouco se preocupa em seguir Jesus.
A grande riqueza de homens e mulheres santos que a Igreja Católica nos apresenta nos mostra que a nossa Igreja é rica sim, mas rica em frutos do Espírito Santo.Para terminar, fiquem na paz de Jesus!

                                                               Pax et bonum !

Nenhum comentário:

Postar um comentário