quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os olhos da Virgem de Guadalupe oferecem ao mundo uma mensagem a favor da família, destaca perito



Lima, 28 Ago. 12 / 07:37 pm (ACI).- Segundo o cientista José Aste Tonsmann, quem há 34 anos investiga as imagens encontradas nos olhos da Virgem de Guadalupe, ao centro do olhar da Guadalupana se observa uma família. Para o Dr. Tonsmann esta é uma mensagem de Nossa Senhora a favor da vida e da família em um momento em que ambos são duramente atacados em todo mundo.
Em uma conferência oferecida este sábado, 25, no Instituto Cultural Teatral e Social (ICTYS) em Lima, Peru, Aste Tonsmann, peruano naturalizado mexicano e doutor em Engenharia de Sistemas pela universidade de Cornell, Estados Unidos, compartilhou com os presentes que no centro dos olhos da Virgem de Guadalupe se pode observar um total de 13 figuras.
As seis primeiras figuras descritas pelo perito se encontram na área do olho da Virgem correspondente à córnea. Estas imagens são: um indígena sentado; um ancião que, baseado nas representações de Miguel Cabreras, pintor do século XVIII, trataria-se do bispo Juan de Zumárraga; um homem jovem que se trataria de Juan González, tradutor do bispo; o santo mexicano São Juan Diego Cuauhtlatoatzin; uma mulher negra que teria embarcado com o bispo na Espanha para servi-lo no México e a quem o prelado concedeu a liberdade antes de seu falecimento, e um homem barbado com facções européias.
As demais sete figuras, achadas exatamente ao centro do olhar da Virgem conformam o que o Dr. Tonsmann denomina um “grupo familiar indígena”.  
Trata-se de um agrupamento composto por uma moça que se destaca por estar ao centro do grupo e parece olhar para baixo, e que o perito acredita ser a mãe desta família. Junto a ela está um homem com chapéu e entre ambos, um casal de crianças. Outro par de figuras representando um homem e mulher maduros (provavelmente os avós desta família, segundo o Dr. Tonsmann) encontram-se de pé, atrás dos demais. O homem maduro é a única figura que o investigador só encontrou no olho direito da Imagem da Guadalupana.
O perito destacou que os olhos da Virgem trazem para os homens de hoje eloquentes mensagens.
Um delas se fundamenta no argumento de que todas as raças da américa estão no centro do olhar da Virgem: brancos, negros, e índios. Para o investigador isto ressalta o fato de que a Virgem, Patrona das Américas e Filipinas, acolhe filhos de todas as raças. “Em minha este opinião é uma mensagem contra o racismo, um fato que está cada vez pior no mundo de hoje”, destacou.
Entretanto, o Dr. Tonsmann acredita que a mensagem mais importante escondida nos olhos da Guadalupana é que ao centro de seu olhar se encontre uma família. “É como se a Virgem nos assinalasse a importância da família em um tempo em que esta sofre constantes ataques”, ressaltou o perito.
Em entrevista exclusiva à ACI Digital em Lima o Dr. Tonsmann afirmou que não foi uma coincidência que só com a atual tecnologia possamos “decifrar” esta mensagem oculta nos olhos da Virgem. “O avanço da tecnologia coincidiu com uma época em que a família é denegrida em todo mundo, por isso, podemos afirmar que a Virgem quis que em nosso tempo a família seja posta de relevo”.
A outra mensagem da Virgem de Guadalupe para nosso tempo, segundo o cientista latino-americano, é que ao aparecer grávida, fala aos homens e mulheres de hoje que a vida nascente deve ser respeitada. 
“É triste mas é um fato, a agenda do aborto começou nos países desenvolvidos e chegou a nossas terras. Não há dúvida que a Virgem de Guadalupe traz para o mundo de hoje uma forte mensagem a favor da família e também do direito à vida de todos os latinos, de todas as crianças do mundo”, concluiu o cientista católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário