terça-feira, 7 de agosto de 2012

O que são as indulgências e como consegui-las?


A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos. A indulgência é parcial se remover parte da pena temporal devida pelo pecado, ou plenária, se remover toda a pena.

Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, é preciso que o cristão admita que o pecado tem uma dupla consequência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, consequentemente, nos torna incapazes da vida eterna; esta privação se chama pena eterna do pecado. Por outro lado, mesmo o pecado venial, ou seja, menor mais leve, também acarreta um apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui na terra quer depois da morte, no estado chamado purgatório. Esta purificação liberta da chamada pena temporal do pecado.

A Igreja ensina que é possível que os méritos gerados pelas boas obras de Cristo, Maria, dos Santos Católicos, de irmãos vivos e membros imperfeitos no purgatório sirvam para serem aplicados na indulgência e apaguem a pena temporal de outro membro.
De acordo com os ensinamentos da Igreja o mérito de Cristo, dos santos e dos que creem é guardado em um lugar ao qual se refere como Tesouro de Mérito e somente ela tem a autoridade de fazer retiradas deste tesouro e usá-lo com crentes nesta vida ou no purgatório. E isto só pode ser feito através da concessão de indulgências.

As indulgências se aplicam somente à pena temporal, não à pena eterna, e podem ser distribuídas apenas através do líder da Igreja Católica, porém pode ser concedida tanto para alguém que esteja no purgatório quanto ainda vivo, e cuja alma esteja no estado de graça santificadora, por exemplo, a pessoa iria para o purgatório, não para o inferno, se viesse a falecer neste momento. Uma indulgência pode ser obtida através de uma boa obra realizada, uma missa oferecida em benefício de alguém, oração, abstinência, doação aos pobres ou algum outro ato digno de mérito feito de acordo com os requisitos ditados pelo Papa ou bispo da jurisdição da pessoa.

Condições para a Indulgência plenária (uma vez ao dia):

- Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgências)

- Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência).

- Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Além de escolher uma das atividades abaixo:

- Via Sacra na igreja diante dos quadros, ou

- Reza do Terço em família diante de um oratório, ou

- Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou

- Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.

Fonte: Canção Nova



Nenhum comentário:

Postar um comentário