sexta-feira, 6 de julho de 2012

Evento em mais de 50 cidades celebra o dia do Catecismo Jovem


Há um ano, o YouCat foi lançado, ao menos simbolicamente, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid, sendo que cada peregrino ganhou o seu exemplar, como um presente pessoal do próprio Papa Bento XVI.

No prefácio do YouCat, o Santo Padre fez um convite a todos os jovens: “Estudai o Catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se tiverdes a namorar, formai grupos de estudo e nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”.
Inspirados neste convite, cinco seminaristas criaram o projeto que hoje é reconhecido pela Arquidiocese de Florianópolis, Igreja local em que surgiu. Através das redes sociais, partilham, estudam e motivam a utilização do YouCat pela juventude brasileira.
Em comemoração ao aniversário de um ano do projeto, e em vistas da aproximação da JMJ em julho do ano que vem, foi criado e motivado a realização do Dia do Catecismo Jovem. Em todo o Brasil, mais de 50 iniciativas se espalham em comemoração ao dia, que será celebrado com estudos, partilhas, shows, e divulgação do YouCat.
Na capital paulista e na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP), a Canção Nova promove o primeiro Aprofundamento Youcat School, nos dias 7 e 8 de julho, em comemoração ao Dia do Catecismo Jovem. Com o tema "Um jeito jovem de aprender a fé", o encontro tem o objetivo de atender o apelo do Santo Padre.
Em Porto Seguro (BA), o encontro será no dia 8 de julho, na Paróquia São Sebastião. Os jovens serão convidados a uma programação com diversas palestras, além de um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento e o Terço da Misericórdia. No final do dia, o encerramento será com o Show do cantor católico Eros Biondini.

Em Pará de Minas (MG), o encontro ocorre no sábado, 7 de julho, na Paróquia São Francisco. Além da apresentação do YouCat, sua história, estrutura e objetivos, haverá a montagem de um painel pelos próprios jovens, com temas relacionados ao YouCat.
Em Florianópolis (SC), o encontro foi organizado pela equipe que coordena o projeto no Brasil e acontece neste domingo (8), na Paróquia da Santíssima Trindade. Na programação, dois momentos, de informações sobre a JMJ e de espiritualidade com base nos intercessores jovens. O encontro conta com a presença do Pe. Hélio Luciano, doutor em Bioética, que apresenta um estudo e bate-papo sobre temas polêmicos, como aborto, eutanásia e outros, de interesse dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário