segunda-feira, 30 de julho de 2012

Líbano: "também os muçulmanos aguardam visita do Papa" -

À espera da viagem que Bento XVI realizará ao Líbano em meados de setembro, todos os muçulmanos do País “sejam eles sunitas ou xiitas tem uma grande veneração pela pessoa do Santo Padre, estão entusiasmados em acolhê-lo», enquanto “os cristãos estão ansiosos, cheios de alegria”. É o que afirma o Patriarca Bechara Rai, em entrevista à revista “Tempi”.

“Será para todos nós – explica o líder da Igreja Católica Maronita – uma visita de animação, de apoio moral, de esperança num momento histórico tão crítico no País e para todo o Médio Oriente”. “Espero mesmo - confia na entrevista o Patriarca Bechara Rai - que a visita do Papa consiga promover uma “primavera cristã” no Oriente Médio, contribuindo muito à auspicada e necessária evolução de uma “primavera árabe” entendida em sentido positivo”.

“A Igreja e a Presidência da República – releva o prelado – estão, nestes dias, em plena preparação visita; foi criado um comitê central de coordenação para os vários eventos: a assinatura e a proclamação da Exortação apostólica pós-sinodal, o encontro com os jovens libaneses, a Missa de encerramento”. Em síntese, antecipa o Patriarca, “no documento vai ser apresentado um plano pastoral para a Igreja Católica no Oriente Médio, que incluirá certamente três grandes dimensões: a presença efetiva dos cristãos no contexto social muito problemático (com um destaque a seu passado tão incisivo e importante nos dois mil anos de presença); a comunhão da Igreja Católica com aquelas Ortodoxas e Evangélicas; e o testemunho do diálogo inter-religioso nos vários níveis de serviços culturais e sociais dos cristãos e no diálogo da vida cotidiana”.



Fonte: Rádio Vaticano 
Local:Beirute

Nenhum comentário:

Postar um comentário