sábado, 25 de junho de 2011

Jovem: É preciso reconhecer-se

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos
Ao ouvir essa frase do digníssimo Beato João Paulo II, me veio a reflexão: O que será do homem se ele não reconhecer o desejo inscrito em seu coração de ser totalmente de Deus?
Nossas vidas somente terão sentido autêntico quando nos permitimos guiar por aquele que é o "Caminho, a verdade e a vida". Nada poderá satisfazer plenamente o coração, pois a autenticidade de vida é uma busca própria da juventude, desejosa da sua realização pessoal. E nessa procura, nós jovens achamos que a nossa identidade pode ser traduzida pela roupa que vestimos, ou pelas músicas que escutamos, pelos programas que assistimos ou pelos padrões de comportamento da minha tribo.
Assim, acabamos nos perdendo, pois por mais cativante que seja essa tendência ou ideologia que seguimos, fatalmente um dia ela acabará. Acabará porque ela é um produto do homem, e tudo aquilo que é obra de nossas mãos está fadado a ter um fim. Entretanto, 'a vivência da pureza de coração não é simplesmente um produto do homem, mas sim vontade de Deus': "Bem Aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt. 5, 8). Na ocasião em que Nosso Senhor dirigiu essas palavras, havia uma multidão reunida em torno dele, no momento conhecido por todos nós como Sermão da Montanha.
Neste momento, Jesus apresenta um dos requisitos necessários para nossa felicidade: Sermos Puros de Coração. E naquela multidão havia inevitavelmente Jovens, que ali estavam representando todos nós.
É importante sabermos que a pureza de coração é conquistada através de muita luta, travada contra o nosso maior inimigo. E você sabe quem é o seu maior inimigo? Você mesmo. Eu sou meu maior inimigo, e você é seu maior inimigo. "É do coração que procedem más intenções, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações" (Mt. 15, 19). É muito fácil colocar a culpa das nossas falhas no Encardido ou no "mundo", mas a realidade é que dos nossos corações é que surgem os pecados que cometemos. Por maior influência que o mal possa ter, a decisão de cometer ou não o pecado, é pessoal.
Lutar contra a concupiscência da carne e as cobiças desordenadas: Essa é a missão daqueles que escolheram lutar pela pureza de coração. Uma luta que exige a vivência da castidade, pois é nela que aprendemos a disciplinar os apetites e os desejos para o amor, e não simplesmente para satisfação sexual; A pureza de intenção, que é buscar realizar a vontade de Deus em todas as circunstâncias; A pureza do olhar, tanto o interior quanto o exterior, que é assumir o controle sobre os impulsos da imaginação e dos sentimentos, procurando eliminar todas as ordens de pensamentos impuros e afastar-se das imagens igualmente impuras; A oração constante e a Prática do pudor, que é a preservação da intimidade, consistindo na recusa de revelar o que deve ficar escondido, contrariando toda a mentalidade erotizada que enfrentamos diariamente.
Por fim, Gostaria de apresentar um Testemunho de quem viveu e venceu a luta pela pureza de coração:
"Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza - não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa com suas concupiscências; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente". ( 1ª Carta de São João 2, 15-17)

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor de Maria esteja com todos vocês meu irmãos!
Diego Martins Vicente da Silva
diego_martins_silva@hotmail.com
16/06/2011 - Magé⁄RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário