quinta-feira, 24 de maio de 2012

Neste domingo serão anunciados os patronos e intercessores da JMJ Rio2013


RIO DE JANEIRO, 24 Mai. 12 / 11:50 am (ACI)
No próximo dia 27 de maio, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos santos e beatos que serão os patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, informou o Comitê Organizador Local da Jornada. O lançamento será no Santuário da Penha, na Arquidiocese do Rio, onde um público de até 10 mil pessoas é esperado. 

O evento terá início com a oração do terço a partir das 14h na Igreja do Bom Jesus da Penha (Av. Brás de Pina, 181), de onde sairá a procissão até o Santuário da Penha (Largo da Penha, 19). A cerimônia de lançamento dos intercessores e patronos da JMJ está prevista para as 16h.

Os nomes serão divulgados após a Missa de Pentecostes, que acontecerá na Concha Acústica do Santuário. A celebração será presidida pelo presidente do COL da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. A missa marcará também o encerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.

Em seguida o arcebispo, Dom Orani, subirá a escadaria junto à procissão, com o andor de Nossa Senhora da Penha. Ao longo do percurso, nos degraus, grupos de jovens estarão segurando estandartes com as imagens dos intercessores em 13 pontos diferentes.

A apresentação dos patronos será no topo da escadaria da Penha. Os estandartes com as imagens estarão presos na fachada da Igreja da Penha e no momento em que forem anunciados serão revelados.

Quem serão os patronos?

Para saciar um pouco a curiosidade dos jovens, o padre Leandro Lenin, um dos diretores executivos do Setor de Preparação Pastoral, deu uma dica: serão santos que têm a ver com a história e o tema da Jornada e com o Brasil.

O COL dividiu a escolha dos santos em patronos, que têm ligação com a Jornada, com o tema e o país sede do evento; e em intercessores, modelos exemplares de juventude e de amor a Cristo. A escolha da Festa de Pentecostes foi feita por ser justamente o Espírito Santo o grande impulsionador da vida de santidade nos discípulos de Cristo.

“Quando pensamos em um santo da Igreja, temos nele um modelo seguro de alguém que, tão humano como nós, conseguiu seguir Jesus Cristo até as últimas consequências”, explicou padre Leandro.

JMJ

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizado pelo beato João Paulo II, o evento teve sua primeira edição no ano de 1986, em Roma. O encontro dura aproximadamente uma semana.
Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de mais de 190 países. O próximo encontro será de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário