quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vinho novo, vida nova
 "Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos" (Marcos 2:21-22).

    Irmãos, estamos começando um novo ano e muitos neste dia pedem a Deus diversas coisas. Há pessoas que colocam nas superstições e simpatias os seus desejos de novas conquistas e de uma vida melhor. 
    Na Bíblia, o vinho, simboliza a alegria, a festa, o agradecimento. Jesus, nesta parábola do vinho novo está falando a cerca da visitação de Deus através da graça e dos efeitos que seriam produzidos por meio dela. Coisas que os judeus tinham muita dificuldade de aprender, pois ainda estavam vivendo a velha aliança, ou seja, o vinho velho. Muitas vezes não conseguimos entrar na plenitude da graça de Deus, por falta de compreensão do significado do vinho novo e da necessidade de preparar odres novos para receber esta manifestação de Deus. A final, o que é odre? De que ele é feito? Odre é um saco feito de pele que é utilizado para transportar líquidos. Também chamado de bolsas, eram feitas de pele de ovelha, onde se conservava o vinho. À medida que o suco de uva fermentava o vinho se expandia. Os odres novos tinham maior resistência e flexibilidade e se esticavam, mas os odres usados e envelhecidos não suportavam a pressão e estouravam, colocando o vinho a perder.

     O processo de fabricação dos odres é bastante peculiar e se iniciava com a escolha de uma ovelha. Somos escolhidos de Deus (Ef 1.4).
  Depois da escolha o 1º processo era o tosquiar a lã da ovelha: Isso fala de Orgulho e soberba, daquilo que ainda nos apegamos. Se quisermos ser cheios do Espírito Santo temos que retirar de nós toda raiz de orgulho e soberba (Tg 4.6, Pv 16.18). Temos que  esvaziarmos até de nós mesmos. “aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la” (Mt 16, 25).

      Os judeus queriam o “vinho novo” de Deus, mas não queriam abrir mão do velho.
Enquanto não permitirmos que Deus nos transforme em odres novos, Ele não enviará o vinho novo, nos enchendo do Espírito Santo. Para experimentarmos o melhor de Deus em nossas vidas é preciso estamos dispostos à mudança, porque o vinho novo de Deus não será colocado em odres velhos.  Não é fácil mudar, mas é necessário. Deus está buscando odres novos para encher de vinho novo.

     Devemos começar este ano renovados em Deus. “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (2Cor 5, 17) O discípulo de Jesus precisa ter uma visão muito clara do objetivo de sua existência: o desafio de mudar, de se deixar ser moldados na imagem de Jesus, o objetivo de ser como Jesus nos seus relacionamentos, no caráter, no serviço, na missão.

      Estou disponível à mudança? Deixar que Deus molde minha estrutura, a minha vida?
Muitas pessoas acham que não precisam mudar e outras até concordam que isso seja necessário, mas não se esforçam para tal. Exemplo: JOVEM RICO: Ele queria o vinho novo da Salvação, mas quando Jesus lhe falou da mudança (renúncia) ele não quis abrir mão. Diferente o caso de ZAQUEU, que abriu mão espontaneamente.
     Quando nos decidimos por Deus Ele derrama sobre nós o seu vinho novo. Quando você decide mudar, o Senhor também decide te visitar com coisas novas e grandiosas.
   Avaliemos nossa vida e nossos conceitos. Preparemos então o nosso coração para receber algo novo de Deus.   Quantos querem o vinho novo de Deus? Da restauração... da renovação....da cura, etc.

VOCÊ DESEJA ESSA MUDANÇA?   EM QUE VOCÊ PRECISA MUDAR?


                                                                                     Jean Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário