segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INAUGURADO MUSEU DE JOÃO PAULO II EM CZESTOCHOWA


VARSÓVIA, segunda-feira, 22 de agosto 2011 (ZENIT.org) – No Museu de Moedas e Medalhas de João Paulo II, inaugurado em 11 de agosto em Czestochowa, é possível admirar mais de 5.500 objetos desse tipo, com a imagem do Papa polonês.
Na cerimônia de abertura, estavam presentes o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo metropolitano de Cracóvia; Arturo Mari, fotógrafo de papas; o arcebispo Stanislaw Nowak, metropolitano de Czestochowa; Dom Ryszard Selejdak, da Congregação vaticana para a Educação Católica; e, finalmente, as autoridades locais, conduzidas pelo presidente de Czestochowa, Krzysztof Matyjaszczyk.
“O museu pode servir esplendidamente à memória de João Paulo II. É uma imensa obra, que apresenta o grande Papa como peregrino do mundo. Através deste museu, João Paulo II estará também conosco de maneira espiritual”, afirmou o cardeal Dziwisz.
Falando com ZENIT, Arturo Mari destacou que, “em muitas dessas medalhas e moedas, vi os acontecimentos dos quais eu mesmo fui testemunha. É verdadeiramente uma experiência profunda”.
“É muito importante que este museu se encontre em Czestochowa, em um lugar tão próximo de João Paulo II”, acrescentou Mari.
Dom Nowak observou depois que “o museu pode ser de grande utilidade para aqueles peregrinos que chegam a Jasna Gora”.
O próprio Arturo Mari, durante sua estadia em Czestochowa, visitou Jasna Gora, participando da Missa celebrada na Capela de Nossa Senhora Negra. Visitou depois a redação do jornal católicoNiedziela, o santuário de Maria Rainha das Famílias, em Leśniów, o santuário de São José em Czestochowa e as igrejas de São Tiago e da Elevação da Santa Cruz em Czestochowa, além da igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lubojna.
O museu foi instituído graças à grande paixão e à inesgotável energia do presidente da sociedade President Electronics Poland, Krzysztof Witkowski, apoiado em seu projeto pelos coproprietários da sociedade francesa Groupe President Electronics.
O museu das moedas e medalhas de João Paulo II é um voto oferecido à Rainha da Polônia como agradecimento por ter-lhe devolvido a saúde, depois de um ataque sofrido pelo diretor doPresident Electronics Poland, e ao mesmo tempo uma homenagem ao Papa Wojtyla, que visitou Nossa Senhora Negra em peregrinação.
Para mais informação: http://www.jp2muzeum.pl/it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário