segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SACRAMENTOS: ENCONTROS MARCADOS

   
   Deus nos criou homem e mulher para sermos felizes. Pensando nisto, amorosamente, traçou um plano onde a felicidade estivesse presente em nossas vidas, e cuidadosamente a planejou nas grandes linhas e nos pequenos detalhes.
   Nós, porém pelo pecado, desviamo-nos desse plano de amor e nos afastamos de sua presença. “O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando da sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem”. (CIC; 112) O Criador, portanto, conhecendo a fragilidade humana após a queda, quis usar de misericórdia, trazendo assim o homem à união com Ele; pois sendo a sua imagem e semelhança, (Gen.1,27)- “o criou à sua semelhança: criou-o homem e mulher”; no seu amor infinito desejou que o homem voltasse à sua companhia, pois sabia que se não o amparasse, não o tomasse no colo como uma mãe faz com seu filhinho, este se perderia de vez. É com este desejo de reconciliação, que Deus enviou seu filho unigênito, (Jo .3, 16-17) Jesus,que se fez semelhante a nós, com exceção do pecado, pois nos doou a própria vida, sofrendo em sua humanidade as mais duras humilhações, os dolorosos suplícios da flagelação, o martírio da crucificação; e com a sua morte, resgatou-nos a vida, garantiu-nos a salvação, fêz-nos continuadores do seu plano de amor.
   Todavia, sabia Jesus que não poderia ficar mais humanamente conosco, que tinha vindo do Pai e ao pai voltaria (Jo. 16 28) e na sua sabedoria pensou em ter encontros conosco, encontros em que Ele continuasse presente durante toda a nossa vida, principalmente nos momentos mais difíceis e significativos tornando-se Sacramento; sinal de encontro marcados com Ele. Quando zelo, quando amor, Jesus demonstro ter conosco! Pois por mais que pudéssemos pedir de seu amor, certamente nunca teríamos pensado em ter tais encontros com Ele. E é dos sacramentos que nos ocuparemos, que falarei adiante para termos uma idéia correta sobre eles. E aos poucos iremos constatando como você é realmente muito importante! Você é a obra suprema do amor de Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário