segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jesus Cristo, sacramento original da graça.

                 
“No princípio era o verbo, e o verbo estava junto de Deus e o verbo era Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a gloria que um filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade”.(Jo. 1, 1. 14).
   Deus invisível torna-se visível na pessoa de Jesus, Deus e Homem. Ele é substancialmente o primeiro e grande sinal revelador do Pai e da união dos homens com Deus. Jesus e o sacramento substancial e frontal de Deus, como dizem os teólogos.
    O documento de Puebla nos lembra: “cristo é imagem do Deus invisível (Cl. 1. 15). Como tal, é sacramento-sinal sensível da realidade invisível primordial e radical do Pai: “Aquele que me viu, viu o Pai” (Jo. 14, 9). E foi desta humanidade santa de Jesus, de sua presença sinalizante, que se originou, em sua vida, curas, milagres e santificação para os homens. E era nessa humanidade que todo o povo procurava tocá-lo pois saía dele uma força que os curava a todos –(Lc. 6,19). Não se trata de eflúvios magnéticos ou de emanações parapsíquicas; trata-se da própria força de Deus, pois, Jesus Cristo era o próprio Deus. Por isso ele pode comunicar a seres materiais, que usou virtualidades divinas. Foi assim quando cuspiu no chão, fez lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego e o curou (Jo.9,6)
   Qual é, pois a origem da virtualidade dos sinais sacramentais? É Cristo-homem, Sacramento original da graça.    

Um comentário:

  1. Querido amigo e irmão, parabéns pela brilhante idéia. Precismos nos utilizar das ferramentas que a globalização nos põe à mão, a fim de evangelizarmos até os confins do mundo. Sempre admirei seu trabalho e agora muitas outras pessoas poderão fazer o mesmo. Fica com Deus e a Virgem Maria.

    ResponderExcluir