quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Comissão de Roma emitirá parecer sobre causa de beatificação de Frei Damião

No próximo dia 6 de fevereiro, em Roma, na Congregação das Causas dos Santos, a Comissão dos Teólogos se reunirá para dar seu parecer sobre a Causa de Beatificação e Canonização de Frei Damião de Bozzano. Esta informação foi confirmada pelo Frei capuchinho Jociel Gomes, postulador da causa de beatificação do religioso italiano radicado no Brasil.
Sendo positivo, o parecer será apresentado ao Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação. O purpurado, aliás, deve apresentar ainda este ano o resultado ao Sumo Pontífice.
Por sua vez, o Papa Francisco permitirá a publicação do “Decreto de Venerabilidade”, que fará com que Frei Damião de Bozzano seja declarado “Venerável” pela Igreja Católica, sendo um significativo passo à beatificação.
Com a comprovação de um milagre ocorrido pós-morte do frade, o mesmo poderá ser declarado “Beato”. Mais um milagre, acontecido depois da beatificação, ele será inscrito no álbum dos santos.
Entrevistado pelo site da Arquidiocese de Olinda e Recife, o Frei Jociel Gomes explicou que desde 2012 a “fase diocesana” do processo teve seu encerramento e, desde então, está em curso a chamada “fase romana”.
Na reunião que acontecerá no início de fevereiro, em Roma, a Comissão dos Teólogos emitirá um parecer sobre o reconhecimento ou não das virtudes heroicas praticadas em vida pelo Servo de Deus.
Conforme o Frei Jociel, caso seja reconhecida a prática das virtudes heroicas, o Pontífice, em nome da Igreja Católica, autorizará a publicação do “Decreto de Venerabilidade”, que dará acesso ao processo de beatificação e exigirá a comprovação de um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte do Frei Damião, a fim de que o frade capuchinho seja reconhecido Beato.
Já a canonização exige também a comprovação de um milagre, que seria o segundo no processo, e que tenha acontecido após a declaração de Beato. Sendo assim, são exigidos dois milagres comprovados para que o religioso seja reconhecido santo.
O Frei Jociel ainda fez um apelo aos fiéis que rezem e divulguem a oração pela beatificação de Frei Damião. (LMI)
Por Gaudium Press, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário