quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A oração é uma necessidade.

"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a    noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos...." (Lc 6, 12ss)

Paz e Bem!

    Amados irmãos, em várias passagens do evangelho Jesus se retira do meio da multidão e vai orar, passando a noite inteira em oração diante de Deus. Podemos ver claramente, em Mc 1, 35; Mt 14, 23; Lc 5, 16;  Lc 6, 12; entre estes e outros textos que nos revelam as atitudes de Jesus e sua forma de se relacionava com o Pai, por meio da oração. Poderíamos até perguntar: Por que Jesus orava? Ele não era Deus? Que necessidade Jesus tinha de orar?    
   Jesus era Deus, como também era a própria oração personificada. Então, por que Jesus orava? Para mostrar a todos nós a necessidade de orar sempre. (ver em Lc 18, 1-8). A presença da oração nos indica a importância que Jesus dá aos acontecimentos de sua vida. A oração é a forma mais intima e profunda da relação dos homens com Deus, ela, nos diversos textos bíblicos, está no coração de Jesus sendo o centro da sua ação missionária. Jesus orava diante dos grandes e decisivos acontecimentos que marcaram a sua vida pública. Tudo isso enfatiza a solenidade de cada momento. É importante também entende, que a oração tem que ser constante, perseverante. Não pode ser interesseira, egoísta e isolada. A oração é a arma que Deus nos dá para enfrentar e resistir as dificuldades temporais desta vida. Devemos entender também, que a minha oração não torna Deus maior do que Ele já é. A oração além de reconhecimento é uma dever e condição fundamental para alcançar a salvação e a vida eterna. Não é uma mera expressão externa que devemos mostrar para as pessoas. 
   A Igreja sempre ensinou que a oração não é um balbuciar de palavras sem sentido, como o próprio Jesus nos diz; "Este povo honra-me com os lábios, mas o coração está longe de mim" (ver Mt 15, 8-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário