sexta-feira, 12 de junho de 2015

Festa do sagrado coração de Jesus

Paz e Bem!
Celebrado no dia 15 de junho, trazemos hoje para vocês a história e os milagres por trás dessa linda imagem, que nos lembra todos os dias do amor de Cristo e da verdade que temos que cultivar em nossos corações.

História

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração....quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).

Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande,Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.).
No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.

Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacaque recebeu várias revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse o Sagrado Coração de Jesus para que ele colocasse-o nas armas da França toda vez que fosse combater os inimigos da Igreja.

Ela garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e conduziria o seu reinado a uma grande glória e o esperado dessa atitude é que a França conseguiria atingir um verdadeiro apogeu católico através da restauração da civilização cristã.

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

1 - “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2 - “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3 - “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4 - “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5 - “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6 - “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7 - “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8 - “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9 - “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10 - “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11 - “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12 - “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Significado

Mas, o que mais importa para nós cristãos é a simbologia e o real significado do Coração de Jesus. Mais do que o órgão vital, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. É através dele que se expressa a santidade humana, sua vontade, alma e seus pensamentos.

O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. É nele que guardamos nossas vontades mais sinceras e é através dele que mostramos nossos sentimentos.

É por isso que adoramos o Sagrado Coração de Jesus, é por ele que celebramos e pedimos com todas as forças e pensamentos e é nele que colocamos todo o nosso foco: no amor de Cristo. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.

Devoção

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. São nelas que devemos procurar conhecer a nossa razão de ser e a verdeira razão dos nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com sua pureza de sentimentos limpe todos os nosso vícios e pecados e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os seus ensinamentos.

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Meu Sagrado Coração de Jesus, em vós deposito toda confiança e esperança. 

Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do Universo, Sois o Rei dos Reis, Vós que fizeste o cego ver, paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar.

Vós que vedes as minhas aflições, as minhas angústias, bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça: (pede-se a graça com fé).

A minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver, só de Vós espero com fé e confiança; (pede-se novamente a graça).
Fazei, Sagrado coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, dentro de nove dias, alcance esta tão grande Graça; e para Vós agradecer, divulgarei esta Graça para que os homens, aprendam a ter fé e confiança em Vós.
Iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus, assim como esta luz esta nos iluminando e testemunhando a nossa conversa. 
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós, Sagrado Coração de Jesus, aumente ainda mais a minha fé. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário