sexta-feira, 27 de março de 2015

A Salvação é o Negócio mais IMPORTANTE e o mais Descuidado



“Que dará o homem em troca da sua alma?”
                                                 (MT.16,26.)


  Ninguém quer passar por negligente em seus empreendimentos ou negócios. Somos, muitas vezes, mais zelosos e dedicados com a nossa vida e nossos bens na busca dos nossos objetivos do que com qualquer outra coisa. Afirmamos que não temos tempo para dedicar às coisas do céu e, nos descuidamos dos "negócios" da eternidade, os quais são os mais importantes de todos. Muitos fazem de tudo para conquistar e alcançar status, poder, fama, dinheiro e posição social, sendo até capazes de vender a própria alma para atingir seus objetivos. A maior parte dos cristãos vivem como se as verdades eternas fossem outras tantas fábulas. Não sejamos tão insensatos, pensemos seriamente; de que nada nos serviria ganhar o mundo inteiro, se depois viéssemos perder a nossa alma. Jesus afirma para todos nós que o nosso coração deve estar ligado a Ele. "Onde esta o teu coração aí está o teu tesouro" (Mt 6, 21). Se a nossa mente pudesse se abrir e compreender o sentido real das palavras de Jesus que, de forma simples, nos ensina que devemos guardar nossos tesouros no céus:

 
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". (Mt 6, 19-21)


    A salvação eterna é certamente o "negócio" que, sobre todos os outros, mais deveríamos nos interessar, porque dele depende a nossa eterna felicidade ou desgraça. Todavia, é deste "negócio" que os cristãos menos se ocupam.

  Quantos se dizem cristãos, mas não se esforçam e nem se dedicam em nenhum momento do tempo a Deus, para chegar a dignidade de filho do Deus, cidadão do alto, participante da glória. O verdadeiro cristão, se preocupa em primeiro lugar em conquistar o céu. Jesus deixou claro que não devemos buscar prestigio, posição, cargo ou interesse que venha nos tirar do caminho que nos leva à eternidade. Disse Jesus: "Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo". (Mt 20, 25-26) Perder para verdadeiramente ganhar. Todos nós sabemos que ninguém aguentaria passar a sua vida sem comer, sem dormir, sem beber. Da mesma forma, a nossa alma estaria morta sem Deus. Como nos ensina o catecismo da Igreja: "O desejo de Deus está escrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar".  Mas, o que se faz para assegurar a salvação eterna? Como é que se vive para Deus no mundo tão secularizado? 

  Já imaginou o desespero de um fazendeiro quando se perde uma colheita? Quantos cuidados para reparar o prejuízo? Quando se perde um bem, um cavalo, um cão, quantas dores e desejos para os reaver? Mas, quando perdemos a graça de Deus, simplesmente "dormimos" um sono profundo e despreocupado com a graças de Deus presentes em nós.
   
  Mas vós, diz são Paulo, ao menos vós, meus irmãos, aplicai-vos ao grande negócio da vossa salvação eterna, que é o negócio que mais vos interessa: “Por quanto”, exclama Jesus Cristo, “de que serve ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma? ou que dará o homem em troca de sua alma? ” Perdida a alma está tudo perdido, e perdido para sempre.

 Temos que entender que a salvação eterna é, para nós, o "negócio" verdadeiro e mais importante, por ser irreparável e eterno. Portanto, a fim de o levarmos a feliz êxito, não receemos de trabalhos, nem  de nos fadigarmos na busca constante do reino de Deus. “O reino eterno”, diz são Bernardo, “não se dá aos preguiçosos, mas aos que se dão valorosamente no serviço de Jesus Cristo. ”

Oração:
   Ah! meu Deus, graças Vos dou por vossa misericórdia e por me achar ainda aqui aos vossos pés  e não no inferno, tantas vezes por mim merecido. Mas de que me serviria a vida que me concedeis, se eu continuasse a viver privado da vossa graça? Nunca mais isto me suceda! Ó meu supremo Bem. Arrependo-me de todo o coração, por não vos terdes amado como deveria, desejo antes, morrer mil vezes do que tornar-vos a ofender-vos com meus pecados. Eu Vos peço, com o coração arrependido a vossa divina graça. Se no passado tenho fugido de Vós, ó, Rei de meu coração, agora Vos busco e só a Vós quero buscar. Amo- Vos, † Jesus, meu Deus, amo-Vos sobre todas as coisas, com todo o afeto da minha alma. Aceitai-me e não desprezeis o amor de um coração que algum tempo Vos desprezou.“Ensinai-me a fazer a vossa vontade.” Dizei-me o que devo fazer para vos agradar; quero fazer tudo que desejardes. Meus Jesus, salvai a minha alma, pela qual destes o sangue e a vida; daí-me a graça de Vos amar sempre nesta vida e na outra. Espero tudo pelos vossos merecimentos. Confio também em vossa intercessão, ó grande Mãe de Deus e minha Mãe, Maria Santíssima.
Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário