sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Após 14 anos de prisão, bispo chinês morre aos 94 anos

ROMA, 10 Fev. 15 / 01:43 pm (ACI/EWTN Noticias).-

Um familiar do Bispo de Yixian (China), Dom Cosmas Shi Enxiang, informou recentemente que o Prelado faleceu aos 94 anos, após estar durante 14 anos na prisão.
 
Dom Shi Enxiang nasceu em 1921 e foi ordenado sacerdote em 1947. Foi preso pela primeira vez em 1954. Detido novamente em 1957, realizou trabalhos forçados, dos quais só foi libertado em 1980. Em 1981 foi detido novamente por exercer o seu ministério sacerdotal.
Foi ordenado Bispo Auxiliar de Yixian secretamente em 1982. Em 1989 foi para a prisão novamente, sendo libertado em 1993, graças à pressão internacional.
 
Dom Shi Enxiang tornou-se Bispo de Yixian depois da renúncia de seu predecessor Dom Liu Guandong, em 1995.
 Em declarações à agência UCA News, a sobrinha neta do Bispo, Shi Chunyan, de 42 anos, assinalou que autoridades do governo da cidade de Baoding lhes informaram em 30 de janeiro que Dom Shi Enxiang havia falecido, entretanto “não disseram quando morreu exatamente ou qual foi a causa de sua morte”.
 
O Bispo de Yixian foi detido em 13 de abril de 2001, Sexta-feira Santa, na casa de sua sobrinha em Beijing, e desde então esteve preso em um local secreto.
 
Shi Chunyan indicou que “agora estamos esperando que o Prelado, seja seu corpo ou suas cinzas, seja levado a Shizhuang, nosso povo natal, antes de decidirmos o que vamos fazer”.
 
“Meus pais e os outros irmãos dele estão particularmente tristes. Tentaram, sem êxito, descobrir a sua localização por muitos anos. Agora a resposta para as suas perguntas é que está morto”, disse.
 
Uma fonte da Igreja disse ao UCA News que a família do Bispo “não soube mais nada desde o telefonema” de 30 de janeiro, mas assinalou que “Shizhuang faz parte de Baoding, por isso não deveria levar muito tempo para o seu corpo regressar”.
 
Ainda continuou preso em local desconhecido o bispo de Baoding, Dom James Su Zhimin, detido sem nenhuma acusação em outubro de 1997.
 
Quatro parentes que exigiram saber onde o bispo estava foram presos durante três dias no final do mês de janeiro, disseram fontes da Igreja.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário