domingo, 2 de dezembro de 2012

Ano C - Dia: 02/12/2012
  
  1º Domingo do Advento - A volta gloriosa do Senhor Leitura Orante ( Lc 21,25-28.34-36) 
   
 E Jesus continuou: - Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos. A necessidade de vigiar E Jesus terminou, dizendo: - Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier. 

   Paz e Bem!
 Amados irmãos, o Advento é tempo de espera. Espera de alguém que vem. Este alguém é o Filho de Deus que traz a salvação a todos. O Advento, do latim Adventus, significa "chegada", "vinda"; do verbo Advenire: "chegar a", "início". É o primeiro tempo do Ano litúrgico, que antecede o Natal. Nessa primeira semana do advento a Liturgia da Igreja nos apresenta um cenário de parusia. A parusia é a volta gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos. Jesus fala de sinais que anunciam esta volta. E recomenda a ficar de "cabeça erguida e firmes", para perceber os constantes sinais dos tempos. Ele mesmo anuncia estes sinais que irão antecipar a sua gloriosa vinda. Não deixe com que as coisas deste mundo nos tornem insensíveis a estes sinais. Festas e bebedeiras poderão distrair. Jesus recomenda a estarmos conscientes, vigiando e orando: "Fiquem alertas!" O texto nos diz de formar clara; nós discípulo de Jesus temos que entender que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro.
  A cor predominante do Advento é a cor roxa. Usa-se a cor roxa, sinal de penitência e conversão, porém no 3° domingo, por ser considerado domingo da alegria, pode-se usar o rosa. Coroa do Advento O tempo do Advento abrange quatro semanas. 1° Domingo uma vela, na coroa, acendemos, Toda sombra se esvai com sua luz; Vigilantes, o Senhor esperemos: Chegou o tempo do Advento de Jesus! Peçamos ao nosso bom Deus que abra a nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja.
            Oremos... 
  Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé dando nos sensibilidade para perceber os vossos constates apelos e sinais e que um dia, guardando a fé, possamos contemplar vos eternamente no céu. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário