quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sacerdote italiano assassinado junto a igreja no sul das Filipinas


MANILA, 17 Out. 11 / 03:00 pm (ACI/EWTN Noticias)

Um sacerdote católico italiano, o Pe. Fausto Tentorio, foi assassinado esta segunda-feira por um grupo armado não identificado no exterior de uma igreja da província de North Cotabato, no sul de Filipinas, conforme informou a Polícia local.

Tentorio, de 59 anos, missionário do Instituto Pontifício para as Missões no Exterior (PIME), com sede em Roma, encontrava-se a bordo de seu automóvel quando recebeu três disparos efetuados por vários pistoleiros, segundo o chefe regional de Polícia, Benjardi Mantele.

Os atacantes se dirigiram posteriormente a uma motocicleta estacionada a poucos metros da igreja e fugiram nela. Tentorio recebeu dois disparos na nuca e um terceiro nas costas.

"Não temos nenhuma suspeita neste momento e estamos recolhendo informação para estabelecer os possíveis motivos da morte do sacerdote", declarou Mantele aos jornalistas.

O falecido era um conhecido ativista contra as prospecções mineiras, acrescentou. Portanto, "é muito cedo para estabelecer se o crime está relacionado com seu ativismo ou com seu trabalho na igreja", acrescentou o responsável policial.

O Pe. Fausto Tentorio, destinado às Filipinas desde finais dos anos setenta, era pároco de Arakan, uma localidade agrícola onde a guerrilha maoísta é muito ativa.

Trata-se do terceiro membro do PIME assassinado no sul de Filipinas desde os anos oitenta. Os outros dois sacerdotes italianos tinham sido seqüestrados pelas tropas muçulmanas em 1998 e 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário