sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estado Islâmico sequestra 260 cristãos, queima igrejas e destrói cruzes na Síria

ROMA, 26 Fev. 15 / 02:51 pm (ACI/EWTN Noticias).-

O avanço do Estado Islâmico (ISIS) no nordeste da Síria continua afetando as vilas cristãs que se encontram nas margens do rio Khabur, na região de Hassakeh, onde os jihadistas mantêm cerca de 260 pessoas como reféns, enquanto queimam igrejas e profanam as cruzes.
 
CNN informou nesta quinta-feira que “o grupo extremista sunita tem 262 assírios aprisionados”, conforme assinalou Osama Edward, fundador da Rede de Direitos humanos Assíria, que foi quem advertiu que os jihadistas “continuam tomando mais e mais vilas assírias”.
 
 
Nas duas margens do rio Khabur se encontram 35 vilas povoadas principalmente por cristãos, das quais até o momento dez caíram nas mãos do ISIS.
 
A primeira invasão ocorreu na madrugada da segunda-feira, quando o ISIS atacou os dois primeiros povoados e capturou 90 cristãos. Até quarta-feira os reféns aumentaram para 150 e ontem já foi denunciado que o Estado Islâmico tem 262 pessoas, entre homens, mulheres, idosos e crianças. Desde que começou o ataque, milhares de famílias que viviam ao lado leste do rio começaram a deixar as suas casas para não serem capturadas.
 
Edward mora na Suécia, mas tem família na área atacada pelos extremistas e indicou que a informação foi dada pela equipe da Rede de Direitos Humanos Assíria que se encontra na zona.
 
O representante da rede de direitos humanos disse temer que os reféns assírios sejam decapitados, tal como aconteceu com os 21 cristãos coptos na Líbia.
 
Cruzes e igrejas queimadas
 
Por sua parte, o casal cristão Sharlet e Romel David, disse da Califórnia (Estados Unidos) que segundo as informações de sua família na Síria, a entrada do ISIS “é como um mar de uniformes pretos marchando pelas vilas, queimando as igrejas, profanando as cruzes e causando estragos”.
 
Romel David acha que doze de seus familiares estão entre os sequestrados. “Rezamos, rezamos todo o tempo”, expressou à CNN.
 
Por sua parte, Sharlet disse que seu irmão de 59 anos tinha deixado seu trabalho nos Estados Unidos faz dois anos para ir à Síria e trazer a sua família, mas pelo visto está agora como refém do ISIS. “Só quero que estejam a salvo”, disse Sharlet.
 
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (SOHR por suas siglas em inglês), informou que os jihadistas levaram os reféns à montanha de Abd al-Aziz, ao sudoeste de Tal Tamir. Além disso, fontes assírias disseram ao observatório que através de mediadores das tribos árabes estão sendo realizadas negociações para libertar os sequestrados.
 
O SOHR também indicou que aviões da coalizão e seus aliados árabes lançaram ataques em Tal Tamer, na província de Hassakeh, contra posições do Estado Islâmico.

Após 14 anos de prisão, bispo chinês morre aos 94 anos

ROMA, 10 Fev. 15 / 01:43 pm (ACI/EWTN Noticias).-

Um familiar do Bispo de Yixian (China), Dom Cosmas Shi Enxiang, informou recentemente que o Prelado faleceu aos 94 anos, após estar durante 14 anos na prisão.
 
Dom Shi Enxiang nasceu em 1921 e foi ordenado sacerdote em 1947. Foi preso pela primeira vez em 1954. Detido novamente em 1957, realizou trabalhos forçados, dos quais só foi libertado em 1980. Em 1981 foi detido novamente por exercer o seu ministério sacerdotal.
Foi ordenado Bispo Auxiliar de Yixian secretamente em 1982. Em 1989 foi para a prisão novamente, sendo libertado em 1993, graças à pressão internacional.
 
Dom Shi Enxiang tornou-se Bispo de Yixian depois da renúncia de seu predecessor Dom Liu Guandong, em 1995.
 Em declarações à agência UCA News, a sobrinha neta do Bispo, Shi Chunyan, de 42 anos, assinalou que autoridades do governo da cidade de Baoding lhes informaram em 30 de janeiro que Dom Shi Enxiang havia falecido, entretanto “não disseram quando morreu exatamente ou qual foi a causa de sua morte”.
 
O Bispo de Yixian foi detido em 13 de abril de 2001, Sexta-feira Santa, na casa de sua sobrinha em Beijing, e desde então esteve preso em um local secreto.
 
Shi Chunyan indicou que “agora estamos esperando que o Prelado, seja seu corpo ou suas cinzas, seja levado a Shizhuang, nosso povo natal, antes de decidirmos o que vamos fazer”.
 
“Meus pais e os outros irmãos dele estão particularmente tristes. Tentaram, sem êxito, descobrir a sua localização por muitos anos. Agora a resposta para as suas perguntas é que está morto”, disse.
 
Uma fonte da Igreja disse ao UCA News que a família do Bispo “não soube mais nada desde o telefonema” de 30 de janeiro, mas assinalou que “Shizhuang faz parte de Baoding, por isso não deveria levar muito tempo para o seu corpo regressar”.
 
Ainda continuou preso em local desconhecido o bispo de Baoding, Dom James Su Zhimin, detido sem nenhuma acusação em outubro de 1997.
 
Quatro parentes que exigiram saber onde o bispo estava foram presos durante três dias no final do mês de janeiro, disseram fontes da Igreja.
 

“Nossa Senhora da Paz” é a primeira igreja católica no Sinai

ROMA, 26 Fev. 15 / 04:18 pm (ACI).-
“Nossa Senhora da Paz” é o nome da primeira igreja católica no monte Sinai, no norte do Egito, e foi dedicada à Virgem Maria em 15 de fevereiro, o mesmo dia em que se divulgou a barbárie do Estado Islâmico (ISIS) que decapitou 21 coptos egípcios na costa da Líbia, dando assim novos mártires para o cristianismo.
 
Em declarações difundidas pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Bispo católico, Dom Makarios de Ismailia, explicou que “temos alguns locais de adoração no Sinai, mas estes são capelas ou mesmo apenas um cômodo em casas normais. A igreja de Nossa Senhora da Paz é o primeiro edifício adequado para uma igreja, que foi construído com o único propósito de adorar a Deus”.
 
O bispo recordou que o pedido de construção se apresentou em 2003 e em 2005 foi lançada a pedra fundamental. Entretanto, as obras avançaram muito lentamente porque no Egito a construção de uma igreja é uma questão política.
 
“Em um determinado ponto, depois que tudo havia ido por terra, fomos à esposa do então presidente Mubarak. Susanne Mubarak frequentou escola de freiras e nos ajudou. Depois disso, não havia nada que o governador pudesse opor-se”, indicou Dom Makarios.
 
“Madame Mubarak também deu o nome à Igreja. Nós, na verdade, queríamos ‘Maria Stella Maris’, Estrela do Mar, mas ela sugeriu ‘Nossa Senhora da Paz’ sua padroeira. Ficamos felizes em acolher”, acrescentou.
 
Por sua parte, o Pe. Bolos Garas, que desenvolve seu trabalho sacerdotal em Sharm desde 2010, recordou que quando chegou “não havia igreja, apenas as bases de uma adega. Então nós colocamos lonas e celebramos a missa. É por isso que é tão comovente finalmente ver a igreja concluída, e não só para mim. Um membro da nossa congregação, um italiano idoso, recentemente veio até mim e disse que ele poderia morrer em paz agora, porque ele tinha ouvido os sinos na torre”.
 
“Eu sou um padre católico copta. No entanto, existe um punhado de famílias coptas católicos aqui. A maioria dos nossos fiéis são turistas ou trabalhadores estrangeiros. Por esta razão, não só celebrar a missa de domingo de acordo com meus ritos, mas também de acordo com os ritos romanos, em italiano e em Inglês”, indicou.
 
A Missa de dedicação foi celebrada em rito copto e esteve presidida pelo Patriarca Ibrahim I Sidrak do Egito, quem vela pela vida espiritual de 200.000 pessoas. Na cerimônia participou também o governador da região, que destacou a importância de que os cristãos contem com um lugar de culto.
 
A construção da igreja foi apoiada financeiramente pela Fundação Pontifícia Internacional Ajuda à Igreja que Sofre. “Que Deus abençoe os benfeitores da AIS por sua generosidade. Católicos de todo o mundo sustentam a igreja que, por sua vez, serve católicos de todo o mundo como em um Corpo Místico de Cristo”, afirmou Dom Makarios.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

“O amor pode transformar as famílias e a vida de todos”, afirma pai da criança de três anos que deseja ser Papa



Barretos, 13 Fev. 15 / 04:00 pm (ACI).- Quem são os pais da criança de três anos que brinca de celebrar a missa e deseja ser Papa? Essa é a pergunta que muitos se fizeram ao ver o vídeo de Rafael Freitas na internet. Pessoas no Brasil e em todo o mundo ficaram admiradas ao ver um garoto tão pequeno imitar com tanta devoção os gestos do padre durante a Sagrada Eucaristia. Os frutos que Randersson e Patriana Freitas já estão colhendo, confirmam apromessa bíblica: “Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele” (Eclo 30,2).
Antes de mudarem para o interior de São Paulo, em março de 2014, para tratar o Neuroblastoma do único filho no Hospital de Câncer Infanto Juvenil, em Barretos (SP), o casal participa ativamente na Igreja de Conceição das Pedras, no interior de Minas Gerais.
 “Eu e minha esposa somos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc) e servíamos na Pastoral Familiar. Eu também trabalhava na formação de lideranças para novas pastorais. Atualmente, estou esperando a autorização da minha diocese para me tornar diácono permanente, porque ainda não tenho a idade canônica”, afirmou Randersson.
Após a mudança, ele deixou seu trabalho na roça e passou a se dedicar ao cuidado do filho.
“Antes do Rafael nascer, durante o Encontro de Casais que fiz com minha esposa, o padre nos disse que até os cinco anos, uma criança é um livro em branco entregue nas mãos dos pais. O que for escrito primeiro é o que vai ficar. Essa frase me marcou muito e nós tomamos a decisão de escrever bons valores e tomar muito cuidado com todas as informações que nosso filho fosse receber”, ensinou.
Para preencher o próprio coração com a força da fé que transmite para sua família, Randersson prioriza a oração em sua rotina diária.
“Nós nos consagramos a Deus e temos uma vida religiosa. Eu rezo em sete momentos durante o dia e participo da Santa Missa diariamente. Todos os dias, quando o Rafael está dormindo, nós rezamos por ele e consagramos a vida dele a Deus, pedimos que ele possa cumprir a missão que Jesus tem para ele. Assim como é o significado do nome Rafael, anjo da cura, que ele possa curar as pessoas da ausência de Deus”, destacou.
Segundo Randersson, a palavra bíblica que conduz sua vida é “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13.14).
“Devemos glorificar a Deus com as nossas boas obras. As pessoas devem ver em nós a luz do amor de Deus. Precisamos ser como uma lâmpada nesse mundo, onde muitas pessoas não acreditam mais, nós temos a missão de iluminar. Mais do que estar na Igreja, nós devemos ser Igreja em qualquer lugar e circunstancia”, motivou.
Ele recordou que é isso que o Papa Francisco tem pedido na Encíclica “A Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium).
“O Evangelho é uma boa notícia para o mundo, precisamos levar às pessoas à Verdade. Se muitos ainda estão presos nas cadeias da ausência de Deus, na falta do amor, é porque nós ainda não estamos iluminando a vida deles com a alegria do Evangelho”, disse.
Para gerar esse bem na sociedade, Randersson destacou a importância do testemunho.
“A fé sem obras é morta. Devemos revelar uma Igreja que é mãe e um Deus amor que pode transformar a vida das pessoas em qualquer momento. O amor é a única solução, só o amor de Deus pode salvar esse mundo tão violento, e transformar as famílias e a vida de todos. Acredito que a família é o grande valor de Deus no mundo, é a base da sociedade”, definiu.

#PrayForRafa
O Grupo ACI lançou a Campanha #PrayForRafa para incentivar a oração pelo Rafael Freitas, na atual fase crucial do tratamento. Confira a matéria com o apelo do pai da criança:  http://www.acidigital.com/noticias/que-possamos-formar-uma-grande-unidade-de-oracao-pelo-meu-filho-pede-pai-do-menino-de-tres-anos-que-deseja-ser-papa-74988/

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Governo chinês aprova restauração de uma igreja católica do século XIX




  PEQUIM, 05 Fev. 15 / 01:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Administração Estatal de Patrimônio Cultural do Governo da China aprovou a execução de um projeto de restauração de uma igreja católica de mais de cem anos, que sofreu um incêndio em julho de 2014 e ficou bastante danificada.

A igreja de estilo gótico da diocese de Ning Bo, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus desde 1980, foi construída em 1872 e dedicada originalmente a Nossa Senhora das Dores.

O templo foi fechado entre 1963 e 1980. Em 2006 foi reconhecido pelo Conselho de Estado como um local arqueológico nacional de grande importância, que deveria ser protegido, como um modelo exemplar de harmonia entre o estilo arquitetônico chinês e ocidental.

Segundo a agência vaticana Fides, em 28 de julho de 2014 a igreja sofreu um incêndio por volta de meia-noite e foi apagado três horas depois por cinquenta bombeiros e 11 caminhões.

Às 5h da manhã, os fiéis levaram para fora das ruínas as hóstias consagradas que não sofreram danos, enquanto o tabernáculo onde se encontravam ficou completamente destruído.

O projeto de restauração, apresentado por arquitetos, arqueólogos e representantes da Igreja Católica, inclui a restauração da igreja, a torre do campanário, a renovação do sistema elétrico e a restauração da cripta onde está enterrado Dom Paul Marie Reynased, Vigário Apostólico entre 1884 e 1926.

O número de vocações à vida consagrada na África e Ásia continua aumentando




ROMA, 03 Fev. 15 / 01:12 pm (ACI).- Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada, em 2 de fevereiro, a agência vaticana Fides difundiu estatísticas que mostram o crescimento de vocações tanto sacerdotais como religiosas na África e na Ásia.

Conforme informou a agência Fides, África e Ásia consolidam a sua tendência ao crescimento dos últimos anos em vocações de religiosos sacerdotes, com 169 e 768 novas vocações, respectivamente. Em total, há 134,752 religiosos sacerdotes, de acordo ao Anuário Estatístico da Igreja.

Por outro lado, os religiosos não sacerdotes cresceram na África, com 53 novas vocações; Ásia, com 138; Europa, com 137; e Oceania, com 81.

Outro aumento ocorreu entre os membros dos institutos seculares masculinos, com duas novas vocações na África, 28 na América, 21 na Ásia e 7 na Europa.

No caso dos institutos seculares femininos, os aumentos vocacionais ocorreram na África, com 37 novas vocações; América, com 225; e Ásia, com 74.

“Durante uma adoração em minha paróquia eu senti Deus me chamando a servi-Lo como padre”, afirma seminarista brasileiro

   
   FORTALEZA, 07 Fev. 15 / 08:40 am (ACI).- “A vida de oração, a formação e a vida comunitária têm me motivado a ser fiel a vocação para a qual Deus me chamou e isso tem sido muito especial para mim”, afirmou o seminarista Manuel Rodrigues, vocacionado do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza. A Arquidiocese está entre as que mais acolheram novos candidatos para o sacerdócio no Brasil.

“Minha vocação surgiu após a minha conversão em 2013, eu conheci a Banda Rosa de Saron e por meio dela fiz amizades que me fizeram voltar para a Igreja. Durante o Festival Halleluya de 2013, o clima da Jornada Mundial da Juventude no Rio começou a mexer comigo e eu senti o chamado a participar ainda mais. Aos poucos, fui voltando à Igreja e durante uma adoração em minha paróquia eu senti Deus me chamando a servi-Lo como padre”, testemunhou o jovem Manuel Rodrigues.

A vida de oração aliada ao desejo de aprender cada vez mais sobre a Doutrina da Igreja e a vida dos santos motivaram Manuel a responder de forma positiva ao chamado de Deus.
“Após conversar com alguns amigos, decidi entrar no vocacional. As formações realizadas nesse período foram um grande impulso, a cada encontro eu ficava mais motivado a entrar no seminário. Após uma partilha com o sacerdote de minha paróquia tomei a decisão”, testemunhou.

O aumento do número de vocações sacerdotais em Fortaleza conta com um detalhe especial. Dos 24 novos vocacionados da turma deste ano, 11 tem nível superior.
Entre eles, o seminarista Jairo dos Santos que concluiu Psicologia no ano passado e resolveu trilhar o caminho formativo para o sacerdócio.

“Tudo é graça de Deus, inclusive a profissão que recebemos, desta maneira, com alegria coloco minha formação à disposição do povo de Deus e da Igreja", disse Jairo.
Fernando Pontes é graduado em Filosofia e Especialista em Filosofia da Religião. Em seu discernimento vocacional o amor pelo altar falou mais forte.

“Gostava do magistério, foi um desafio abrir mão; mas, sentia um vazio e percebi que ele só poderia ser preenchido com uma doação total de minha vida”, disse.
Após o período introdutório da formação sacerdotal, no Seminário Propedêutico, a turma tem pela frente as faculdades, filosofia e teologia. Os estudos acontecem na Faculdade Católica de Fortaleza, entidade responsável pela formação do clero desde 1864. O Seminário é mantido pela Arquidiocese de Fortaleza e pela doação dos fieis.

Este ano, a Pastoral Vocacional dará início a encontros vocacionais para adolescentes e jovens de 12 a 17 anos. O primeiro vai acontecer nos dias 14 e 15 de março no Seminário Propedêutico.  Para participar, o candidato deve primeiro procurar o Padre da sua Paróquia e depois entrar em contato com o Seminário.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Filhos com três pais? Bispos ingleses pedem que não se dê “um passo tão grave”



LONDRES, 04 Fev. 15 / 12:19 pm (ACI/EWTN Noticias).- Os bispos ingleses pediram sensatez por ocasião da votação ocorrida ontem, 3 de fevereiro, no parlamento inglês sobre a possibilidade de aprovar a “doação mitocondrial”, dentro da Lei de 2008 sobre fertilidade e embriologia humana, que daria lugar a filhos com três pais.

A Rádio Vaticano informou que a “doação mitocondrial” prevê o uso de um óvulo com mitocôndrias sãs, provenientes de uma mãe doadora diferente da natural.  O núcleo do óvulo fecundado pelos pais naturais seria substituído pelo do óvulo da ‘segunda mãe’.

Segundo este procedimento, a criança nasceria com os genes de três pessoas distintas, tendo 99,8 por cento de DNA dos dois pais naturais, mais 0,2 por cento do DNA da segunda mãe. A técnica evitaria, segundo os promotores desta lei, a transmissão genética por parte da mãe de qualquer patologia mitocondrial.

Os bispos ingleses afirmam que este procedimento não foi cientificamente provado, e neste sentido, o presidente do Departamento episcopal para a responsabilidade cristã e a cidadania, Dom John Sherrington, emitiu uma nota onde evidencia “as profundas implicações derivadas de permitir a criação de um embrião humano através do uso do DNA de três pessoas”.

“Em nenhum outro país se admitem estes procedimentos… e a comunidade internacional não está convencida nem de sua segurança nem de sua eficácia”. “Parece-nos incrível pedir uma autorização para uma nova técnica que terminaria por afetar as gerações futuras, sem antes conduzir uma experimentação clínica”, denunciou.

A carta do clero inglês também faz um apelo à proteção do embrião humano: “Há também sérias objeções éticas para estes procedimentos que suportam a destruição de embriões humanos”.

“O embrião humano é uma nova vida humana e deve ser respeitado e protegido desde a concepção, portanto, o parlamento inglês, não deveria correr para dar um passo tão grave”, concluíram.