sábado, 27 de outubro de 2012

Comitiva do Vaticano no Rio: locais escolhidos atendem as expectativas e necessidades da JMJ

     RIO DE JANEIRO, 27 Out. 12 / 09:48 am (ACI).- Finalizando sua visita ao Rio de Janeiro, a comitiva do Vaticano visitou todos os locais que já haviam sido propostos pela organização da JMJ Rio2013 e afirmou que todos estes atendem as expectativas e necessidades para realização do encontro dos jovens com o Papa, a ser realizado em julho do próximo ano na Cidade Maravilhosa.
     Foram feitas observações de natureza técnica, com o objetivo de otimizar o espaço em vista da liturgia e do protocolo. Durante todos esses dias da visita, participaram de todos os momentos representantes dos governos municipal, estadual e federal: Cristiano Jardim, Luiz Carlos Pugialli e Diogo Santana, respectivamente. Em clima de grande colaboração, eles trataram de todas as questões que envolvem o poder público com a comitiva pontifícia e a organização da JMJ Rio2013.
     Entretanto, o local para os atos finais da JMJ Rio2013 (vigília e missa), segue em estudo. Inicialmente foi escolhida a Base Aérea de Santa Cruz na Zona Oeste da cidade.
      Neste sábado, 27, o grupo que cuida das viagens papais comparecerá à abertura oficial do Ano da Fé no Regional Leste I da CNBB, evento que terá início com uma Santa Missa, às 9h, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, celebrada pelo presidente do Regional e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, junto dos bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional: arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, dioceses de Caxias, Nova Iguaçu, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Administração Apostólica São João Maria Vianney. 
       Os bispos estarão reunidos em assembleia pastoral, com representantes das comissões pastorais que compõem o regional e coordenadores do setor juventude. A temática deste ano será a evangelização da juventude no estado do Rio de Janeiro e a Jornada Mundial da Juventude. 
        Na tarde do sábado, a agenda da comitiva inclui uma reunião com a presidência do COL e representantes da administração pública. Em seguida a comitiva regressa a Roma para seguir trabalhando na próxima viagem de Bento XVI ao Brasil e possivelmente a outros países da América. Panamá, Colombia e Chile estão na lista de possibilidades do Papa.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Reabrem gruta de Lourdes no santuário afetado pelas inundações


   
  LOURDES, 23 Out. 12 / 08:21 am (ACI/EWTN Noticias).- O Escritório de Imprensa do Santuário da Virgem de Lourdes informou que desde ontem segunda-feira às 5:30 p.m. (hora local) a gruta da Mãe de Deus, que também foi afetada pela inundação do rio Gave, foi reaberta aos peregrinos.
Um breve comunicado assinala que isto foi possível graças à colaboração dos bombeiros, dos serviços municipais de Lourdes e do pessoal do Santuário.
  A nota precisa que os lugares onde os peregrinos colocam os círios e as piscinas onde os doentes se submergem para pedir à Virgem a sua cura , "estão inacessíveis no momento".
O Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Nicolas Brouwet, explicou em uma mensagem de vídeo os diversos trabalhos que foram realizados no Santuário para que todos os lugares que o compõem sejam novamente acessíveis para os peregrinos.
  O Prelado reiterou que as piscinas estarão "totalmente fechadas até novo aviso".
  O Bispo agradeceu a todos que estão rezando pelos afetados pelas inundações e agradeceu de maneira especial a todos os que em um primeiro momento expressaram sua preocupação e seu apoio ante esta delicada situação.
  O Santuário também informou as diversas formas como os peregrinos de todo o mundo podem colaborar para terminar os trabalhos que ainda são necessários.
Pode-se enviar um cheque em nome da Association Diocésaine de Tarbes et Lourdes, ao seguinte endereço:
Sanctuaires Notre-Dame de Lourdes
Solidarité Inondations 2012
1, avenue Monseigneur Théas
65108 LOURDES Cedex
Através do site: www.lourdes-france.org?
E através de transferência à conta bancária:
IBAN : FR7630003020510003726308089
Adresse SWIFT (code BIC): SOGEFRPP

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Angelus: Papa pede orações por Lourdes e anima os fiéis a acolherem o amor de Cristo em suas vidas


  Vaticano, 21 Out. 12 / 11:44 am (ACI).- Na sua alocução prévia à oração do Angelus na Praça S. Pedro, o Papa convidou os fiéis, peregrinos, autoridades e os padres sinodais presentes na Praça a se dirigirem a Nossa Senhora com um pensamento a Lourdes, atingida por fortes chuvas que fizeram transbordar o Rio Gave e inundaram a Gruta das Aparições de Maria. Falando às delegações dos países nos quais viveram e se santificaram os novos beatos canonizados, o Papa animou as delegações a viverem o exemplo deles de acolhida ao amor divino.
Sobre o Santuário de Lourdes, a Rádio Vaticano informou que cerca de 500 peregrinos foram evacuados, ninguém ficou ferido, mas o santuário estará fechado ao público nos próximos dias.
Neste domingo em que a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, Bento XVI também confiou à proteção de Nossa Senhora os missionários e as missionárias – sacerdotes, religiosos e leigos – que em todas as partes do mundo espalham a semente do Evangelho. 
Ao final do seu breve discurso, o Papa pediu: “Rezemos pelo Sínodo dos Bispos, que nessas semanas está se confrontando com o desafio da nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
O Papa saudou em várias línguas os peregrinos e as delegações oficiais do Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Filipinas, Itália e Madagascar, que estiveram em Roma para a canonização dos sete beatos canonizados hoje que nasceram e se santificaram nestes países.
“Possa o exemplo desses novos santos os encorajar a acolher o amor de Cristo em suas vidas”, afirmou o Santo Padre.

Centenas de pessoas são evacuadas do Santuário de Lourdes devido às inundações na França


   LOURDES, 22 Out. 12 / 02:13 pm (ACI/EWTN Noticias).- As inundações no sudoeste da França forçaram centenas de peregrinos afim de que evacuassem o Santuário da Virgem de Lourdes e os hotéis localizados nas suas proximidades.
Conforme assinala a Rádio France International, os peregrinos foram levados a um centro esportivo próximo e 40 pessoas tiveram que deixar suas casas no último sábado.
  As fortes chuvas fizeram com que o rio Gave transbordasse e afetasse a zona onde em 1858 a Virgem Maria apareceu 18 vezes a Santa Bernardette Subirous.
Um porta-voz do Santuário disse que a mesma gruta onde está a imagem da Virgem como lembrança do lugar onde foram as aparições, tinha quase um metro de altura de água e se esperava ainda mais.
No momento, somente se pode acessar a Basílica, pois está localizada em uma zona mais alta.
  As autoridades locais assinalam que as inundações são as piores da região em 25 anos. Ainda são esperadas mais chuvas e até o momento, aproximadamente 8 mil casas ficaram sem energia elétrica.
Nos últimos dias, um temporal de chuvas torrenciais alagaram os Pirineos franceses provocando inundações em Lourdes, e obrigando a evacuação de numerosos hotéis e moradias. Muitas estradas na zona dos Altos Pirineos foram cortadas e várias aldeias ficaram sem comunicação.
  Em 2001, seis milhões de pessoas peregrinaram ao Santuário da Virgem de Lourdes.
Sobre estes fatos, o Papa Bento XVI exortou ontem domingo, desde a Praça de São Pedro do Vaticano, a dirigir orações "àquela que é a Rainha de todos os Santos, a Virgem Maria, com nosso pensamento em Lourdes, afetada por graves inundações do rio Gave, que também alagou a Gruta das Aparições da Virgem".

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Padre deixa Brasil e visita Síria para ajudar vítimas dos conflitos


Enquanto milhares de pessoas deixam a Síria por causa dos conflitos que afligem o país, há algumas que se sentem motivadas a visitar a região e dar seu apoio material e espiritual às vítimas.

É o caso do padre George Rateb Massis, que nasceu na Síria, lá foi ordenado sacerdote, deixou sua família, sua terra e veio em missão para o Brasil, onde está há oito anos e atualmente é pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus dos Siríacos Católicos, em Belo Horizonte (MG).

O sacerdote partiu para a Síria nesse domingo, 29, e deve permanecer no país por um mês, com uma significativa motivação: "Minha visita à minha terra Síria é para que seja um presente diante da situação do meu país, e para entrar em comunhão com minha família, amigos, padres, bispos, o povo sírio em geral, sejam eles cristãos ou muçulmanos, porque na Síria somos todos sírios debaixo do sol da Síria".

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Padre George conta que leva toda preocupação dos imigrantes, dos árabes sírios que moram no Brasil e pretende ver uma imagem verdadeira da situação, pois, segundo ele, as notícias que chegam do país muitas vezes são exageradas e não transmitem a pura verdade.

Muitas pessoas da Síria perderam suas casas e estão alojadas em escolas e igrejas. É o caso da aldeia de padre George, onde a situação está tranquila, mas como está localizada nas proximidades de Homs, cidade com os maiores conflitos, está acolhendo os refugiados.

A Arquidiocese de Belo Horizonte lançou uma campanha em prol da Síria, por tempo indeterminado, para ajudar as pessoas que estão nesses lugares de maior conflito. Padre George já levou a coleta das Missas do domingo, 22, que foram doadas pela arquidiocese para o povo sírio. "Nós estamos levando umas ajudas para eles realmente se sustentarem com algum tipo de alimento e remédio".

O sacerdote agradece toda a generosidade dos brasileiros e o zelo pelos irmãos da Síria, e afirmou que "espera que esse gesto fraterno traduza um grande amor entre os brasileiros e o povo sírio".

Kelen Galvan
Canção Nova